SpeakerPro

Video de Apresentação

Sobre

Primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil (2001), Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão. Teve sua formação inicial em Los Angeles, nos Estados Unidos, e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, no Japão, onde praticou como noviça e monja oficial por doze anos.,

Foi ordenada em 1983, por Koun Taizan Hakuyu Daiosho (Maezumi Roshi). No mesmo ano, mudou-se para o Mosteiro Feminino de Nagoya (Aichi Senmon Nisodo), onde permaneceu por oito anos, tendo se graduado no programa de Tokubetsu Soryo (monja especial, hábil a ser professora de mosteiros). Sob orientação de Aoyama Shundo Docho Roshi, abadessa do mosteiro, foi a primeira monja a ocupar a posição de Shusso (líder das noviças). Em 1988, recebeu a Transmissão do Darma (reconhecimento de sua qualificação como professora dos ensinamentos) de Zengetsu Suigan Daiosho (Yogo Roshi, abade do Mosteiro Daiyuzan Saijoji, em Odawara).

Participou de um programa especial para a formação de mestres da tradição Soto Zenshu, chamado Shike Yoseijo, no Mosteiro Koshoji, em Uji, por três anos. Antes de se formar nesse curso, depois de viver 12 anos em treinamento intensivo no Japão, retornou ao Brasil e assumiu interinamente a liderança do Templo Busshinji, em São Paulo, na ausência de um superintendente-geral. Foi a primeira mulher e a primeira pessoa de origem não japonesa a ocupar a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil.

Produtos

Biografia

Foi jornalista profissional em sua juventude, tendo sido repórter do Jornal da Tarde, vespertino da empresa S.A. O Estado de S.Paulo – uma das maiores empresas jornalísticas do Brasil.

Na década de 1970 foi morar em Los Angeles, na California, trabalhando como funcionaria local do Banco do Brasil S.A.

Nessa época iniciou práticas regulares de zazen no Zen Center of Los Angeles.

Tornou-se residente da comunidade de Los Angeles e fez os votos monásticos em 14 de janeiro de 1983.

No mesmo ano, em Outubro, entrou para o Mosteiro Feminino de Nagoya, Aichi Senmon Nisodo e Toku Betsu Nisodo, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial (Tokuso), habilitada a ser professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas.

Durante seu treinamento no Mosteiro de Nagoya foi a primeira Shusso na história do Mosteiro Feminino, sob orientação da Abadessa, Aoyama Shundo Docho Roshi.

Praticou como Tokuso (monja especial) por três anos tanto no Mosteiro de Nagoya como num programa especial da tradição Soto Shu para professores de mosteiros.

Recebeu a Transmissão do Darma do Reverendo Yogo Suigan Roshi, então abade do Mosteiro Saijoji, em Daiyuzan, Odawara e vice abade superior do Mosteiro Sede de Sojiji, em Tsurumi, Yokohama.

Foi seu mestre de transmissão, Yogo Roshi, quem deu a ela o nome do templo a ser constituído no Brasil: Tenzui Zenji- Templo Zen Seguidor do Céu, da Imensidão.

Conteúdos